Aprendizagem Baseada em Projetos - Relato de experiência

Na minha turma, da 3ª série do ensino médio, foi desenvolvido um projeto com duração de dois bimestres, em que foi proposto que eles desenvolvessem a roteirização e a produção de um vídeo Festa dos Elementos Químicos. Os alunos tiveram a possibilidade de relacionar os conteúdos estudados nesse período e cada aula consistiu em dois tempos de 50 min.

O resumo abaixo expõe como ocorreu o desenvolvimento do projeto na turma.


- Aula 1: Exibição de vídeos como modelos reproduzindo a Festa dos Elementos Químicos; Divisão da turma em grupos e Anotação das ideias iniciais em conjunto com os alunos.
- Aula 2: Criação do roteiro (modelo 1)
- Aula 3: Criação do roteiro (modelo 1)
- Aula 4: Criação do roteiro (modelo final)
- Aula 5: Criação do roteiro (modelo final)

Além das aulas 2, 3, 4 e 5 os estudantes puderam utilizar o contra-turno e realizar as modificações necessárias de maneira que contribuíssem para a elaboração do projeto. Atuei como mediadora em todas essas etapas, inclusive disponibilizando-se para retirar qual dúvida em horários fora dos tempos de aula.

- Aula 6: Ensaio
- Aula 7: Gravação
- Aula 8: Aplicação de um questionário e Análise dos resultados.

 As aulas finais possibilitaram perceber um envolvimento significativo dos estudantes diante do trabalho em equipe. Tanto os alunos que atuaram na encenação do vídeo, como os que filmaram ou auxiliaram de algum modo contribuíram para que o projeto fosse desenvolvido e finalizado da maneira que esperávamos. 

 Algo importante de considerar, tanto para alunos como professores, é que no desenvolvimento do projeto a persistência, a curiosidade e as habilidades de cada um são fatores que favorecem a ABP, possibilitando perceber a disciplina de maneira ativa e significante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elaboração do roteiro - Relato de experiência

Elaboração do roteiro - Pontos essenciais

Produção do vídeo - Relato de experiência