Elaboração do roteiro - Relato de experiência
Em minha turma, da 3ª série do ensino médio, de uma escola da rede privada em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro foi desenvolvida a elaboração do roteiro baseado na Festa dos Elementos Químicos, explorada através das orientações expostas nas postagens anteriores. A turma foi dividida em 7 grupos e cada grupo ficou responsável pela elaboração de uma cena em um duração total de 4 aulas, com a viabilidade também de desenvolverem fora do turno escolar. Como a turma tinha a possibilidade de revisar todos os conteúdos da disciplina, estudados ao longo do ensino médio, a escolha dos assuntos permitiu percorrer um direcionamento amplo. Para a elaboração de cada cena os estudantes dispuseram tanto do material didático, como de outros recursos tecnológicos (sites escolares; sites de busca).
Nas aulas 2 e 3, os estudantes expuseram suas propostas de roteiro. Nesses momentos discutimos acerca dos erros conceituais ou gramaticais apresentados em algumas cenas. Estes foram orientados a relacionarem aspectos do cotidiano e a utilizarem sua criatividade na elaboração de cada cena, a fim de que criassem algo inovador, ou seja, que realmente representasse ideias originais. Os estudantes relataram algumas dificuldades diante da escrita, principalmente com relação a associação dos conceitos químicos.
Nas aulas 4 e 5, o envolvimento dos estudantes foi maior do que nas aulas anteriores. Além disso, eles mencionaram a correção dos erros e demonstraram estar mais a vontade com a atividade. Como resultado final foi construído um roteiro sobre a Festa dos Elementos Químicos com os personagens e as 7 cenas.
Comentários
Postar um comentário