Produção do vídeo - Relato de experiência


O vídeo produzido pela turma, a partir do projeto desenvolvido, obteve diversos assuntos relacionados a disciplina de Química, conforme representado no roteiro desenvolvido. Além da demonstração desses conceitos, os alunos atuaram de maneira ativa, atuando de forma similar a representar a Festa dos Elementos Químicos. 

Alguns estudantes não apareceram no vídeo, mas auxiliaram com a criação de um painel com a Tabela Periódica que foi utilizado como cenário do vídeo, além de criarem as plaquinhas com os símbolos dos elementos químicos. Cada função desempenhada colaborou para o desenvolvimento do projeto.





 Em todo o ensaio e gravação os alunos divertiram-se e mostraram estar bem envolvidos com a encenação. Algumas considerações relevantes que podem contribuir para discentes e docentes de Química são as seguintes:

  • A colaboração dos grupos escolhidos inicialmente no roteiro colaborou para a divisão das tarefas.
  • Os alunos que não atuaram no vídeo auxiliaram de outra maneira: filmando, editando, elaborando as plaquinhas com os símbolos dos elementos.
  • O professor colaborou com organização das cenas indicando aos alunos como, por exemplo, eles poderiam representar as moléculas na atuação (dando os braços, girando ao redor de um elemento).
  • A turma apresenta um aluno com Autismo que fez questão de participar do vídeo, um fator que demonstrou como a turma incluiu todos os alunos que tiveram a vontade de participar.







Segue abaixo o vídeo produzido.


E mesmo verificando alguns problemas como, por exemplo, a resolução baixa do vídeo e a falta de caracterização de alguns personagens, o vídeo foi desenvolvido e a turma reagiu beneficamente com o seu resultado.  Eles perceberam a possibilidade do desenvolvimento de projetos com relação a diversos conceitos químicos, além de notarem como o trabalho em equipe pôde resultar em uma percepção diferenciada da disciplina. Para os professores saliento, ainda, que o modo como é trabalhado o projeto vai depender da dinâmica e da apresentação. O trabalho deve ser contínuo dentro e fora da sala de aula, com o estímulo constante aos estudantes.

 Finalizo com a citação de Cabral e Pereira (2019) que expõem que:


Com a utilização de vídeos, a sala de aula se torna um espaço mais lúdico, mais próximo do educando, através de diferentes linguagens, multissensoriais, muitas vezes despertando nele o prazer em fazer parte desse espaço de aprendizagem. (CABRAL & PEREIRA, 2019)

Referência:

CABRAL, L.; PEREIRA, M. Produção de vídeos em aulas de Biologia por alunos do Ensino Médio. Educação Pública, v. 19, nº 16, Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/16/producao-de-videos-em-aulas-de-biologia-por-alunos-de-ensino-medio. Acesso em 20 de agosto de 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elaboração do roteiro - Relato de experiência

Elaboração do roteiro - Pontos essenciais