Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
John Dewey, um filósofo norte-americano de alto renome, foi um dos educadores que contribuíram para a Aprendizagem Baseada em Projetos. Dewey afirmava que para a escola fomentar o espírito social das crianças e desenvolver seu espírito democrático, precisava organizar-se como comunidade cooperativa (WESTBROOK & TEIXEIRA, 2010, p. 20)
É de responsabilidade do educador ter sempre em vista estes dois pontos: primeiro, que o problema surja das condições da experiência presente e esteja dentro da capacidade dos estudantes; e, segundo, que seja tal que desperte no aprendiz uma busca ativa por informações e por novas ideias. (DEWEY, 1976, p. 99-100)
As contribuições de Dewey permitiram compreender como a Aprendizagem Baseada em Projetos é uma ferramenta que pode facilitar o processo ensino-aprendizagem das disciplinas constituindo-se de características como:
- O aluno é o centro do processo;
- Desenvolve-se em grupos tutoriais;
- Caracteriza-se por ser um processo ativo, cooperativo, integrado e interdisciplinar e orientado para a aprendizagem do aluno. (MASSON et al., 2012)
De modo simplificado a Tabela 1 mostra como indicativos referentes a esse método de aprendizagem.
Tabela 1 - Indicativos de Ensino e Aprendizagem |
Fonte: FAGUNDES et al., 2008 apud MASSON et al., 2012. |
Em relação a disciplina de Química, a ABP permite que o estudante saia de um contexto de recepção de conteúdos para um sujeito ativo. Por meio da curiosidade, da criatividade e da relação mediativa com o professor é possível perceber a disciplina em um contexto colaborativo e reflexivo.
Referências:
Dewey, John, 1859-1952. Experiência e educação; tradução de Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo, Ed. Nacional, 1976.
MASSON, T; MIRANDA, L.; MUNHOZ-JR, A.; CASTANHEIRA, A. Metodologia de Ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). XI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Belém, PA, 03 a 06 set., 2012.
WESTBROOK, R.; TEIXEIRA, A. John Dewey. Coleção Educadores, Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, Recife, 136 p., 2010.
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